sábado, 24 de abril de 2010

POLÍTICA: RN pode perder direito de sediar jogos da Copa por conta de disputa política na Assembleia

A queda de braço entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa pode prejudicar o Rio Grande do Norte no trabalho administrativo para manter o Estado como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
Desde 4 de abril tramita no Legislativo estadual o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que solicita autorização para contrair R$ 77 milhões junto à Caixa Econômica Federal para investimentos em mobilidade urbana exigidas pela Fifa.
O projeto esbarrou no presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), pré-candidato a vice-governador na chapa da senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Em contato com a mídia da capital, ele afirmou que nem todo projeto pode contar com a dispensa de tramitação solicitada pelo Executivo. "O Governo quer colocar os deputados em xeque. Para votação de um projeto, algumas etapas precisam ser vencidas e nesse caso não houve dispensa de tramitação. Não é só falar em Copa que tudo será dispensado. Precisa ser detalhado o destino desse dinheiro todo", explicou.
O prazo para a contração do empréstimo venceu ontem. Agora, o Governo do Estado tenta negociar com a Caixa Econômica um novo prazo. O secretário estadual extraordinário para assuntos da Copa, Fernando Fernandes, disse em contato com o jornal O Mossoroense que tudo será feito para que o Estado não seja prejudicado. "Estamos confiando no espírito público dos nossos parlamentares para que eles votem na terça-feira que a gente vai buscar o entendimento com a Caixa Econômica", explicou.
A tarefa não será fácil. O governo tem minoria na Casa (14 da oposição contra 10 da situação), e o prazo já havia sido estendido do dia 19 para o dia 23. "Deve estar havendo algum engano. Não posso acreditar que a Assembleia Legislativa, que representa todos os norte-rio-grandenses, não possa fazer um esforço maior para aprovar créditos que já estão disponíveis para viabilizar o projeto da Copa 2014 aqui em Natal. Esse projeto não tem cor partidária e trará investimentos, empregos e oportunidades de crescimento. E ficar contra esse projeto é ficar contra o desenvolvimento do nosso Estado", lamentou o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).
O Rio Grande do Norte corre o risco de ser retirado da condição de cidade-sede da Copa. A Fifa estabeleceu para o mês de maio o início das obras para o Mundial de 2014. Ontem, em Salvador, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse que, em virtude da possibilidade de alguns estados não cumprirem os prazos, o plano "B" seria a redução de 12 para oito sedes. "Caso não se cumpra o prazo de início das obras, o plano ‘B’ para a Copa será a exclusão de cidades. A decisão de fazer a Copa em 12 cidades foi do presidente Lula, para que todas as regiões do Brasil recebessem partidas. No entanto, a Fifa precisa apenas de oito cidades, pois são oito grupos de seleções. Nosso plano de contingências é eliminar quem não cumprir esta data", avisou.
Fernando Fernandes, que já foi secretário estadual de Turismo no governo Wilma de Faria (PSB), disse que o interior do Estado também é beneficiado com o evento. "Teremos muitos turistas do Brasil e do exterior que vão ficar de sete a dez dias em Natal. O fluxo turístico sempre extrapola, e ninguém vai ficar esses dias todos apenas numa cidade. Eles vão querer conhecer o interior, e a cidade que preparar uma boa divulgação vai colher dividendos", frisou.

FOFOCAS: Pedro Bial assumiu

O animador do "Big Brother Brasil", Pedro Bial, recém separado, de Isabel Diegues, assumiu ontem para Preta Gil, que está apaixonado pela ex BBB 10, Ana Mara, a Maroca. Que seja infinito enquanto durar.

ESPORTE: Botafogo acredita na permanência de Joel e segunda opção não é cogitada

A expectativa era que a definição quanto ao futuro de Joel Santana ocorresse nesta sexta-feira porque o Botafogo entregou a proposta ao empresário do técnico e aguardava por uma resposta. No entanto, o Flamengo entrou no circuito e teria apresentado uma contraproposta. Desta forma, a negociação segue indefinida. A diretoria alvinegra segue confiante no encerramento favorável e nem pensa na possibilidade de ter outro profissional.
“Eu acredito na palavra do Joel. Ele afirmou que continuaria conosco. Nossa vontade para ele permanecer é muito grande. Em momento algum, o Joel e o Léo Rabelo (empresário do técnico) falaram da proposta do Flamengo. Primeiro, o Botafogo precisa ser informado de forma oficial porque só trabalhamos com dados concretos”, afirmou o vice-presidente de futebol do Botafogo, André Silva.
“Confesso que eu, Maurício Assumpção (presidente) e o Anderson (gerente de futebol) acreditamos na palavra do Joel. Acreditamos que ele vai fazer valer o que disse e permanecer. Estamos sem outros nomes de preferência”, completou o dirigente, em entrevista à Rádio Globo.