quinta-feira, 13 de maio de 2010

NOTÍCIAS: Diabéticos têm maior risco de desenvolver arritmias cardíacas, aponta estudo

Pessoas com diabetes têm mais chances de desenvolver um problema comum no ritmo cardíaco, conhecido como fibrilação atrial, aumentando seus riscos de sofrer um infarto ou derrames, segundo estudo publicado no fim de abril no Journal of General Internal Medicine. De acordo com especialistas americanos, esse risco é maior para aqueles que tomam, há mais tempo, medicamentos para tratar o diabetes e para aqueles com controle glicêmico ruim.
Avaliando dados de 1,4 mil pessoas diagnosticadas com fibrilação atrial e 2,2 mil sem a arritmia cardíaca, os pesquisadores descobriram que 18% daqueles com o problema cardíaco estavam tomando medicamentos para diabetes, contra 14% do grupo de pessoas saudáveis - o que indicaria um risco de fibrilação atrial 40% maior para os diabéticos em tratamento. Além disso, quanto mais grave era o diabetes, maior a duração da doença e pior o controle da glicose, maiores seriam as chances dos pacientes terem a arritmia cardíaca.
De acordo com os pesquisadores, a obesidade pode ser uma das principais explicações para a relação entre diabetes e fibrilação atrial, visto que o excesso de peso aumenta os riscos de ambas as condições. Entretanto, muitos estudos sobre essa relação não levam a obesidade em conta. "Sentimos que a literatura realmente estava em estado de incerteza", destacou a pesquisadora Sascha Dublin, do Instituto de Pesquisas em Saúde, nos Estados Unidos.
Baseados nos resultados, os especialistas destacam que os médicos que tratam os diabéticos devem estar atentos para o risco de fibrilação atrial e, se for o caso, administrar tratamentos com drogas que "afinem" o sangue, para reduzir os riscos de derrame.
Fonte: Journal of General Internal Medicine. 20 de abril de 2010.

FOFOCAS: Mais um casamento desfeito

Depois de oito anos de vida em comum, Ricardo Macchi e Ellen Roche estão separados.Alegando que o relacionamento se tranformou em uma sólida amizade, o ex cigano Igor declarou que ele a modelo continuam excelentes amigos, se falam várias vezes ao dia e sobre uma possível volta, ele declara que "o futuro a Deus pertence".Enquanto não é chamado para atuar novamente, Macchi tem de dedicado às causas ambientais.

ESPORTE: Fernandão brilha, melhor defesa para o Cruzeiro e São Paulo vence em BH

No duelo da melhor defesa contra o melhor ataque da Copa Libertadores, quem brilhou foi o ‘intruso’ Fernandão. Na sua estreia pelo São Paulo, o centroavante não balançou as redes mas teve participação decisiva, na noite desta quarta-feira, durante a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, em pleno Mineirão, no jogo de ida das quartas de final.
Aos 23min do primeiro tempo, o camisa 15 tricolor fez o passe de primeira, Marlos foi ao fundo, nas costas da zaga, e rolou para Dagoberto abrir o placar. Aos 21min do segundo, Fernandão deu um belo toque de calcanhar e deixou Hernanes na cara do gol. O camisa 10 bateu no canto, sem chances para Fábio.

Com esse resultado fora, o clube paulista pode até perder por um gol de diferença no Morumbi, na próxima quarta-feira, que garante vaga nas semifinais do torneio continental.
“Dois gols fora dão tranquilidade para o segundo jogo. É difícil, nada está definido. O São Paulo cada dia mais mostra o seu valor. O torcedor merece, veio aqui em grande número apoiar, e demos esse presente pra eles”, celebrou o lateral Cicinho.
O Cruzeiro, que acumula 26 gols na Libertadores, se esforçou para superar a melhor defesa da competição. Entretanto, sem sucesso. Rogério Ceni entrou em campo com a incrível marca de ter sido vazado apenas duas vezes em oito partidas. E retorna à capital paulista com os mesmos dois gols sofridos, mas agora em nove confrontos.