quarta-feira, 14 de abril de 2010

NOTÍCIAS: Terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter deixa centenas de mortos na China

 Pelo menos 400 pessoas morreram e oito mil ficaram feridas em decorrência do terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter que atingiu nesta quarta-feira (14) a província ocidental chinesa de Qinghai (noroeste do país), informou a agência estatal de notícias Xinhua.

O abalo aconteceu às 7h49 no horário local (20h49 de terça-feira em Brasília).De acordo com a Agência Sismológica Chinesa, outras pessoas podem estar presas sob os escombros. A entidade informa que o epicentro do tremor aconteceu no distrito de Yushu, na Província autônoma tibetana de mesmo nome.

Cerca de 700 soldados participam das buscas por pessoas soterradas e mais mil serão enviados ao local para ajudar nas buscas, afirmou um porta-voz da secretaria de emergência da província de Qinghai. Segundo o porta-voz, as autoridades ainda avaliam o tamanho real da tragédia e temem que o número de vítimas possa ser muito maior em virtude do horário dos abalos. "Era muito cedo e as pessoas ainda estavam em suas casas", disse ele.

“Muitos estudantes ficaram presos sob os escombros de uma escola vocacional derrubada", disse à Xinhua o assessor da Prefeitura Tibetana Autônoma de Yushu. "Há feridos por toda a parte. Faltam barracas, equipamentos médicos, remédios e médicos", afirmou.

"Nossa unidade resgatou mais de 900 pessoas dos escombros", informou Yan Junfu, um oficial do exército em Yushu. De acordo com ele, o primeiro grupo de resgate enviado pelo governo da província de Qinghai conta com o apoio de 25 médicos e 65 bombeiros.

A agência estatal de notícias Xinhua informa que os condados de Yushu e Jiegu foram os mais atingidos pelos tremores desta manhã. Moradores locais contam que viram diversas casas e templos desabando. A agência diz que 85% das residências de Jiegu desabaram, obrigando o governo central do país a deslocar equipes de resgate de várias partes para atender as vítimas.

Os relatos da Agência Sismológica Chinesa afirmam que o sistema de telecomunicações da província entraram em colapso e as estradas que fazem a ligação com o aeroporto local foram gravemente prejudicadas.

Localização
A província de Qinghai faz fronteira com o Tibete e é habitada principalmente por tibetanos, mongóis, hui (muçulmanos) e chineses da etnia majoritária han, e foi uma das zonas afetadas pelo terremoto de maio de 2008 que sacudiu o norte da vizinha província de Sichuan, deixando cerca de 90 mil mortos e desaparecidos. Na ocasião, cinco milhões de pessoas perderam suas casas no tremor.

O oeste da China, com grandes cadeias montanhosas como o Himalaia, é zona de frequente de terremotos, embora muitos deles aconteçam em áreas pouco povoadas ou desabitadas.

O principal tremor desta quarta foi sucedido por vários outros abalos: um de 5,3 e 5,1 graus da escala internacional de Richter.        

FOFOCAS: Leandro e Leonardo no cinema

A história da dupla Leandro e Leonardo vai virar filme.

A informação foi confirmada pela assessoria do cantor

Angelo Salvetti e Diogo Boni, da sócios da "DB Filmes", estão em Nova York para viabilizar um longa metragem sobre a história da dupla, já bastante contada em programas de televisão.

Em uma entrevista recente, Leonardo disse achar interessante a ideia de um filme que retratasse sua história ao lado do irmão.

Lembrando que a história de outra dupla sertaneja, Chitãozinho e Xororó, deve ser filmada esse ano, só que para a televisão.   

POLÍTICA: Governador anuncia medidas para reduzir custeio e promover transparência

 O governador Iberê Ferreira de Souza reuniu seus auxiliares de primeiro escalão na manhã desta segunda-feira (12), no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, para apresentar as principais medidas administrativas que visam a reduzir o custeio da máquina administrativa em 15%, além de enfatizar a transparência em sua administração. As ações, que abrangem especialmente o que é gasto com telefonia, frota de veículo, viagens, energia elétrica, terceirização de mão de obra e compras, serão publicadas, por meio de seis decretos, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13).

"Temos que fazer mais com menos. Reduzir o desperdício é fundamental e, por isso, elaboramos esse programa de eficientização do gasto público. A sociedade exige transparência e redução de desperdício", observou Iberê, destacando a importância de cada secretraria respeitar a Lei da Responsabilidade Fiscal.

Os decretos preconizam, entre outras providências: a criação do Portal da Transparência pela Secretaria de Planejamento e Finanças; a criação do Sistema Único de Marcação de Passagens e Concessão de Diárias no âmbito da Administração Pública Estadual direta, autárquica e fundacional; cadastrar os responsáveis pelo uso de terminais fixos e móveis de telefonia e aperfeiçoar os sistemas de controle de uso que permitam a redução dos seus custos; formular e implementar um programa de eficientização do uso da energia elétrica que resulte em redução de custos; instituir padronização para aquisições e locações de veículos, adotar política de rastreamento, ampliar rede de abastecimento de combustíveis e cadastrar toda a frota; implementar sistema de controle de terceirização, padronizar unidades e formas de contratação e cadastrar todos os contratos vigentes.

Outro decreto suspende as movimentações de pessoas de carreiras próprias, originárias das Secretarias de Estado de Educação e Cultura, Saúde Pública, Segurança Pública e Defesa Social e Emater.

O secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Paulo César Medeiros, citou, como metas, economizar R$ 30 milhões e melhorar o desempenho da máquina pública, com a redução de tempo para as respostas, a minimização do desperdício e um compromisso ainda maior com os resultados. "Empregos públicos existem para prestar serviço à população", salientou. O Programa de Eficientização do Gasto Público contará com um Comitê Gestor, cujo apoio técnico será de responsabilidade da Searh.

O tempo para execução dos projetos e a adequação das metas à realidade financeira do Governo foram colocados como principais desafios da gestão. Com isso, estabelecer prioridades foi um dos assuntos mais abordados. O secretário de Planejamento e Finanças, Nelson Tavares, recomendou a necessidade de se fazer uma projeção financeira em cada pasta para os próximos três meses. "Já temos recursos garantidos. Nosso desafio é dar andamento a essa grande quantidade de projetos", declarou.

Iberê também solicitou que cada titular se integre com os órgãos vinculados às suas secretarias. "Cada secretário deve presidir o conselho de administração do órgão vinculado", sugeriu o governador, comunicando a eles que encontros, como os de hoje, se repetirão mensalmente, de maneira objetiva, no intuito de unificar as ações do governo e acompanhar a gestão eficaz dos projetos. Iberê despachará com seu secretariado mesmo durante seu tratamento de saúde, em São Paulo, por meio de uma sala de videoconferência, cedida pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

O foco na sociedade, reconhecendo o cidadão como objetivo de um bom governo, foi outro aspecto destacado durante o encontro. Os titulares das pastas foram convidados a planejar, fazer acontecer, reduzir custos e utilizar o controle e a disciplina para um gerenciamento eficaz.